Hambúrguer e vinho combinam? 

por:João Lombardo

 

O Hambúrguer está na moda. E, apesar do chope e da cerveja serem companheiros naturais, hambúrgueres podem ficar ainda mais deliciosos acompanhados por vinhos. Basta fazer as escolhas adequadas.
Hambúrgueres de vegetais, pescados, carnes de frango e suína são ótimos na companhia de vinhos brancos, rosés e tintos leves. Essas carnes têm pouca estrutura e uma sutil tendência doce, que equilibra a acidez dos vinhos brancos e rosados. E também a dos tintos mais frescos.
Tintos macios, com boa acidez, taninos macios e de médio corpo fecham bem com hambúrgueres de carnes bovina, linguiça Blumenau e cordeiro. Esses sanduíches têm mais estrutura. Podem ser cobertos por queijos mais intensos, Cheddar, Gorgonzola, por aí.
Agora, hambúrgueres mais intensos, de picanha ou cordeiro, bacon, queijos fortes e pães marcantes podem ser acompanhados por vinhos robustos, de Cabernet Sauvignon, Malbec, vinhos tintos de Bordeaux, espanhóis de reserva etc.
Espumantes são coringas. Podem acompanhar hambúrgueres em geral, sem muita filosofia.
Veja uma sugestão de um tinto gostoso para acompanhar hambúrgueres de carne.

Pé Tinto – Herdade do Esporão – Alentejo – Portugal
Uvas Castelão, Moreto e Trincadeira. Gostosos aromas de frutas vermelhas e negras, cerejas, amoras. Fresco, frutado e macio em boca, taninos leves.

Relacionados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.